segunda-feira, 6 de maio de 2013

Papel do sistema imunitário


Papel do Sistema Imunitário

O Crohn faz parte do grupo de doenças classificadas como doenças auto-imunes. O aparelho digestivo possui uma superfície de contato muito grande. Esta área é importante para absorção dos alimentos e da água. Em razão deste contato com substâncias exógenas, o trato digestivo tem um grande número de células do sistema imunlógico que dentre outras funções, defendem nosso organismo da invasão de substancias estranhas que acompanham os alimentos. A barreira imunológica mais importante no intestino é representada por um tipo de imunoglobulina, a IgA, que possui funções diferentes da IgG, encontrada no sangue.

Estudos tem demonstrado que na doença de Crohn, a proporção entre IgA e IgG muda a favor dessa última na parede intestinal. Enquanto a IgA normalmente mantém antígenos distantes das paredes do intestino, a IgG não possui esta capacidade, permitindo a ligação de antígenos ao tecido intestinal podendo contribuir para a inflamação deste órgão. Além disso a IgG, combinada com antígenos e anticorpos, forma complexos imunes que podem ser transportados a outros órgãos do corpo, causando processos inflamatórios distantes do intestino. Exemplos desses processos inflamatórios são: desordem nas articulações, debilitação do sistema nervoso, distúrbio nos olhos, alterações na pele. Também há distúrbios psicológicos, pois a ligação entre o cérebro e o processo imunológico, envolve uma rede muito complexa de fatores bioquímicos, neurohormonais e componentes imunológicos, os quais afetam tanto o sentido de emotividade quanto o sistema imunológico do paciente com Crohn.

Dr. David Sachar, colaborador da revista ABCD em Foco, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho no campo das doenças inflamatórias intestinais, com mais de 200 publicações sobre o assunto, alerta sobre as mudanças ocorridas na doença de Crohn e afirma que "ainda não sabemos tudo".


Sem comentários:

Enviar um comentário